segunda-feira, 29 de Abril de 2024  00:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-10-2012

Aveiro: PSD e CDS propõem modelo com redução de 4 Juntas de Freguesia.


As concelhias do PSD e do CDS propõem a agregação de freguesias entre as 14 existentes atualmente do concelho de Aveiro. As duas ...

As concelhias do PSD e do CDS propõem a agregação de freguesias entre as 14 existentes atualmente do concelho de Aveiro. As duas forças partidárias locais subscreveram uma proposta conjunta a apresentar na reunião da Assembleia Municipal de segunda-feira, data limite para a pronúncia legal sobre a reforma administrativa.

PSD e CDS defendem a agregação de duas freguesias urbanas mais citadinas, Glória e Vera Cruz; de Eixo e Eirol; e, por último, de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz. Sete freguesias que, a cumprir-se o desejo da coligação, vão ser reduzidas a três.

Já S. Bernardo, Oliveirinha, Santa Joana, S. Jacinto, Cacia, Esgueira e Aradas permanecem, segundo a proposta, inalteráveis. O concelho ficaria, assim, com menos quatro freguesias.

A proposta das comissões políticas do PSD e do CDS fica muito próxima do que resultaria da aplicação cega da lei que prevê a supressão automática e arbitrária de cinco freguesias.

Ficaria, assim, muito próxima da margem de flexibilidade prevista em 20%, segundo referem os dois partidos.

O PSD e o CDS consideram que esta proposta corresponde "à matriz geográfica e histórica do concelho de Aveiro bem como às dinâmicas sociais e demográficas que têm conduzido à sua expansão e crescimento" do longo do tempo.

A localização das sedes das freguesias deve ser escolhida, no entender dos autores do documento, pelo eleitos do povo, "a seu devido tempo".

As Assembleias de Freguesia da Glória, Vera Cruz, Esgueira, Nariz, Aradas, Eixo e S. Bernardo enviaram pareceres à Assembleia Municipal e todas com pronúncia desfavorável a agregação ou extinção.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®